Bauernmalerei: a Arte Rústica e Encantadora da Pintura Campestre

A Arte Bauernmalerei é um estilo de pintura rústica alemã cujas origens remontam ao século XVII. Caracterizada por pinceladas livres e espessas, essa técnica artística traz à vida temas florais e animais, com traços de branco e um fundo patinado, resultando em obras de arte distintas e encantadoras.

O termo Bauernmalerei, traduzido literalmente como “pintura campestre”, refere-se à técnica inicialmente empregada para embelezar objetos metálicos ou de madeira, aproveitando-se dos recursos artesanais disponíveis durante os longos períodos de guerra que assolaram a Europa. Hoje em dia, a arte Bauernmalerei é amplamente difundida em todo o mundo, graças à sua aura campestre e romântica que atrai admiradores de diversas culturas.

Esse estilo de pintura retrata elementos da natureza, com destaque para flores como rosas, tulipas, miosótis, margaridas, entre outras plantas. Cada motivo retratado na pintura Bauernmalerei possui um significado pré-determinado, assemelhando-se a uma forma de linguagem simbólica.

Qual é a história da pintura Bauernmalerei?

A pintura Bauernmalerei surgiu na Alemanha e tornou-se muito popular em seu país de origem. Esse estilo foi desenvolvido pelos camponeses que, no período pós-guerra medieval, buscavam imitar a nobreza. Ao observarem que as pessoas abastadas contratavam artistas renomados para pintar e reformar seus castelos, os camponeses, sem condições de contratar esses pintores, decidiram inovar pintando e decorando suas próprias casas inspirados no que viam.

Assim, flores, pássaros, frutas e figuras de animais começaram a ser retratados em janelas, portas e móveis das casas camponesas, adicionando valor estético e artístico às suas modestas moradias.

Como é feita a Arte Bauernmalerei?

Em geral, é realizada em peças de madeira, embora possa ser aplicada em outros materiais. Utiliza-se tinta acrílica fosca e a peça costuma ser encerada, mas nem sempre envernizada. Os pincéis utilizados são redondos, com uma mescla de tons de tinta, geralmente dois tons de cada vez.

A autêntica pintura Bauernmalerei é feita com uma única e sutil pincelada por vez, sem retoques, normalmente em forma de uma vírgula, ou seja, semicircular. As cores utilizadas são vibrantes, sem muitas misturas, como o verde, o azul, o ocre e o bordô.

Quais são as aplicações desse estilo?

A pintura Bauernmalerei é mais comumente encontrada em peças artesanais ou em elementos da casa, como paredes, vasos, cachepôs, soleiras de portas e janelas, além de armários antigos e rústicos. Essa técnica valoriza imensamente a superfície em que é aplicada, independentemente da idade ou do valor intrínseco da peça.

A atmosfera campestre e o encanto da pintura Bauernmalerei conquistam admiradores de todo o mundo. Sua técnica única e os temas retratados expressam a delicadeza da natureza e a criatividade do artista, transmitindo uma sensação de aconchego e beleza. É uma forma de arte que continua a encantar e a contar histórias através de suas pinceladas distintas e vívidas.

Para visualizar mais imagens da Arte Bauernmalerei, clique aqui.

Para assistir ao vídeo sobre a Arte Bauernmalerei, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *