Dica de Filme: Velvet Buzzsaw (2019): Arte, Suspense e Mistério no Mundo das Galerias

O mundo da arte é frequentemente associado à beleza, criatividade e expressão. No entanto, o filme “Velvet Buzzsaw”, dirigido por Dan Gilroy, traz uma abordagem única ao explorar os bastidores sombrios do mercado de arte. Neste artigo, mergulharemos nesse suspense e mistério que envolve o filme, cheio de curiosidades fascinantes sobre essa produção que cativou o público e críticos.

O elenco talentoso:
“Velvet Buzzsaw” reúne um elenco de estrelas de Hollywood, incluindo Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Toni Collette, John Malkovich e Zawe Ashton. Esses atores renomados trazem vida aos personagens complexos e ambíguos, adicionando camadas de emoção e intriga ao enredo.

A mistura de gêneros:
O filme combina elementos de suspense, horror e comédia sombria de uma maneira única. Ao mesclar diferentes gêneros, “Velvet Buzzsaw” cria uma experiência cinematográfica intrigante e imprevisível, mantendo o espectador constantemente envolvido e surpreso.

A crítica ao mercado de arte:
“Velvet Buzzsaw” apresenta uma visão satírica e crítica do mundo das galerias de arte. O filme expõe a ganância, hipocrisia e superficialidade que muitas vezes permeiam esse ambiente competitivo. Ele questiona o valor real da arte em um contexto onde ela é transformada em mera mercadoria.

A trilha sonora envolvente:
A música desempenha um papel significativo em “Velvet Buzzsaw”. A trilha sonora, composta por Marco Beltrami e Buck Sanders, combina elementos eletrônicos e orquestrais, criando uma atmosfera tensa e misteriosa que amplifica a experiência visual do filme.

A influência de artistas contemporâneos:

 No filme o grupo de Marchands esnobes, descobre uma coleção de arte criada por Vetril Dease, um artista desconhecido que acabou de morrer. A obra é ao mesmo tempo assombrosa e fascinante e oferece reviravoltas fatais a cada passo.
Para criar a autenticidade das obras de arte apresentadas no filme, o diretor Dan Gilroy decidiu contar com a colaboração de um artista verdadeiro. O artista é Saxon Brice, o homem por trás da arte distorcida apresentada no filme. Brice foi contratado para criar 27 peças de arte para o thriller satírico Velvet Buzzsaw. Ao ser convocado para o criar as pinturas, Brice não sabia do roteiro, tinha apenas os temas de cada obra .  Ele simplesmente se trancou em um quarto por três meses seguidos para criar toda a coleção.

Conclusão:
“Velvet Buzzsaw” é um filme que transcende as expectativas convencionais do cinema. Com seu elenco talentoso, mistura de gêneros, crítica social e elementos inspirados na arte contemporânea, ele proporciona uma experiência cinematográfica única. Essa produção nos leva a refletir sobre a verdadeira essência da arte e os perigos da comercialização excessiva. “Velvet Buzzsaw” nos convida a questionar as convenções estabelecidas e a apreciar a arte.

Ficha Técnica: Velvet Buzzsaw (Original Netflix)

  • Título Original: Velvet Buzzsaw
  • Duração: 109 minutos
  • Ano produção: 2019
  • Estreia: 1 de fevereiro de 2019
  • Distribuidora: Netflix
  • Dirigido por: Dan Gilroy
  • Classificação: 16 anos
  • Gênero: Terror, Comédia
  • Países de Origem: EUA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *