O Amor em Traços Simples: A História das Figurinhas “Amar é…”

As figurinhas “Amar é…” são um ícone dos anos 80 e até hoje são lembradas com carinho e nostalgia por muitas pessoas. Essas figurinhas eram compostas por ilustrações simples, mas muito expressivas, acompanhadas de frases que falavam sobre o amor.

As tirinhas das Figurinhas “Amar é…” foram criadas pela neozelandesa Kim Grove, em 1967. Ela começou a fazer os desenhos para o seu namorado, o italiano Roberto Casali, com quem se casaria depois. 

As imagens eram compostas por traços simples de figuras humanas que representavam diferentes situações relacionadas ao amor, acompanhadas por uma frase curta e objetiva. A primeira série foi publicada em 1970 e se tornou popular em todo o mundo.

Em 1970, o casal conseguiu vender os direitos autorais dos personagens das Figurinhas “Amar é…” para o jornal Los Angeles Time, que passou a publicar suas histórias periodicamente. Elas foram veiculadas em mais de 60 países. Seis anos após a publicação da primeira tirinha das figurinhas, Roberto Casali morreu vítima de um câncer. Após a morte de Kim, em 1997, seu filho Stefano Casali assumiu a produção das tirinhas. Mas não é ele o autor dos desenhos, estava sob os cuidados do indiano Bill Asprey.

As ilustrações de Kim Grove foram traduzidas para diversos idiomas, incluindo o português, e o album de figurinhas “Amar é…” foram lançadas no Brasil em 1978 pela Editora Abril. A série se tornou um fenômeno cultural no país, conquistando o coração dos brasileiros e gerando uma grande demanda pelas figurinhas.

As figurinhas autocolantes eram vendidos num pacote com três unidades, sendo 226 o total de figurinhas. Foi relançado três vezes: em 1982, em 1991 a revista tinha o formato de coração e em 2005 trazia uma versão mais moderna dos desenhos.

A série fez tanto sucesso no país que ainda é lembrada com carinho por muitos brasileiros. Como não se apaixonar pelas Figurinhas Amar é…? Além de fofas, retratam muito bem nossos relacionamentos amorosos.

Para ver mais ilustrações, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *