Drama que explora a vida de um artista na Alemanha de meados do século XX.
O filme, cuja história se estende por várias décadas, está inspirado na vida do artista alemão Gerhard Richter, considerado um dos pintores mais importantes da atualidade. Escrito e dirigido por Florian Henckel Von Donnersmarck, as três horas do filme, revelam aos espectadores uma história de amor, de crimes ignorados, de ambições artísticas e decisões arriscadas. É um filme de grandes temas, explorados sem medo ou vergonha na vida de um indivíduo, mas é também um drama histórico que mostra o conflito de várias das ideologias que marcaram o turbulento século XX. São várias as perguntas que ressoam ao longo do filme, mas talvez a mais importante seja: como se constroi a sensibilidade de uma pessoa, seu jeito de sentir o mundo? A sensibilidade do artista Kurt Barnert, forjada no fogo bélico do século passado, também é o seu destino: aprender a ver a realidade sem desviar o olhar.
A história começa pouco antes da Segunda Guerra Mundial em Dresden, Alemanha. Junto com sua tia Elisabeth, o menino Kurt Barnert percorre uma galeria de arte, observando obras de Kandinsky, Paul Klee, Mondrian, Picasso, Hoffmann e outros, exibidas pelos nazistas como “arte degenerada”, enquanto um funcionário do partido zomba com desprezo: “Como isso pode elevar a alma?” Anos depois, Kurt, ansioso por desenvolver sua vocação de artista, descobre nos socialistas da República Democrática Alemã o mesmo desprezo pela liberdade da arte. Ao mesmo tempo, Kurt se apaixona por Ellie, uma estudante de desenho de moda, e conhece o professor Seeband (Sebastian Koch), renomado médico e pai da Ellie, que se opõe ao relacionamento. Para se libertar dos laços ideológicos impostos à arte e da opressão cautelosa do professor Seeband, Kurt e Ellie decidem partir para a Alemanha Ocidental. Mas Kurt e o professor Seeband não sabem que estão ligados por um crime cometido nos anos anteriores à guerra.
Nunca Deixe de Lembrar foi indicado ao Leão de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Veneza 2018, ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia. Florian Henckel Von Donnersmarck também escreveu e dirigiu A Vida dos Outros (2006), um filme vencedor do Oscar que explora muitos dos mesmos temas, e O Turista (2010), um thriller estrelado por Johnny Depp e Angelina Jolie.
Nunca Deixe de Lembrar inclui também a atuação memorável de Oliver Masucci, reconhecido por interpretar o papel de Ulrich Nielsen na série alemã Dark, como o Professor Antonius Van Herten, personagem inteligente e eloquente que reconhece o talento de Kurt Barnert e o encaminha na difícil tarefa de encontrar um estilo próprio.
Ficha Técnica:
Título Original: Werk ohne Autor 🌐 País: AlemanhaI/tália 🎭 Gênero principal: Drama 🎥 Diretor: Florian Henckel von Donnersmarck 📝 Roteirista: Florian Henckel von Donnersmarck 🕐 Duração: 3 horas e 8 minutos 📅 Estreia internacional: 03 de Outubro de 2018 🔈 Idioma original: Russo 🎭 Mais gêneros: Drama/Suspense/Histórico ⭐ Elenco principal: Tom Schilling,Sebastian Koch,Paula Beer,Saskia Rosendahl,Oliver Masucci
Classificação indicativa Nunca Deixe de Lembrar
O filme Nunca Deixe de Lembrar não é recomendado para menores de 14 anos.