Kokeshi, mais que bonecas, também uma tradição japonesa.

KOKESHI: AS TRADICIONAIS E DELICADAS BONECAS JAPONESAS

Kokeshi é uma pequena e tradicional boneca muito popular no Japão e no mundo. Durante o Período Edo eram consideradas as guardiãs das crianças e detentoras das suas almas; nessa época, acreditava-se que as pequenas bonecas simbolizavam o espírito dos pequenos, levando todo o mal que, porventura, pudessem sofrer em vida. Ter uma kokeshi significava que ela ajudaria a manter seus filhos saudáveis, além de mantê-los longe de qualquer infortúnio.

Na crença atual da cultura japonesa, a boneca estilo kokeshi ainda é considerada, além de um belo artefato decorativo, um amuleto que proporciona bem-aventurança e proteção para aqueles que a possuem. Seu simbolismo mais conhecido é em relação à amizade, pois dentro da boneca tem um orifício que serve para se colocar uma mensagem, antes de entregá-la como presente a alguém especial.

Kokeshi: Simbologia das Cores

Por todo território nipônico, assim como em boa parte do mundo, pode-se encontrar uma infinidade das pequenas bonecas com diferentes e coloridos “Kimono” (tradicional vestimenta japonesa). A cor primária usada na pintura da Kokeshi, a que mais se sobressai, tem um significado especial.

Confira abaixo o significado das cores:

Rosa: delicadeza

Amarelo: alegria

Azul: inteligência

Lilás: beleza

Verde: liberdade

Vermelho: sucesso 

Branco: paz

Preto: modernidade.

Origem das Tradicionais Bonecas de Madeira no Japão:

As bonecas “Kokeshi” surgiram por volta do final do Período “Edo” (1600-1868) e início do “Meiji” (1868-1912) na região de “Tohoku” no Japão, uma arte que se difundiu através do trabalho de artesãos que usavam restos de madeira para preparar brinquedos para as crianças —  segundo a crença, Kokeshi protegiam as almas das crianças e interligavam os dois mundos, humano e espiritual, assim como também eram consideradas talismãs para fertilidade e abundância nas colheitas. Mais tarde, essas produções de bonecas em madeira começaram a ser vendidas para turistas que visitavam o local, bastante conhecido por suas fontes termais.

A Kokeshi é tradicionalmente feita em madeira, com o corpo em formato cilindro e a pintura, geralmente, em detalhes florais ou espirais nas cores vermelho, preto ou amarelo, e na parte superior, uma esfera representando a cabeça com delicadas expressões faciais. Uma de suas características mais marcantes é a ausência de braços e pernas. Sua parte inferior é marcada com a assinatura do artista e por último é passado uma camada de cera para dar o acabamento.

Todo o material que envolve a produção de uma Kokeshi, da estrutura primária até a camada, possui um significado. Como, por exemplo, a escolha do padrão dos desenhos, as principais flores escolhidas para a pintura: 

Crisântemo (longevidade e felicidade)

Ameixas (‘ume’, beleza e pureza)

Flores de cerejeiras (‘sakura’, renovação)

Camélias (amor e esperança)  

Peônias (prosperidade)

O padrão em espiral representa uma escada conectando o mundo terreno ao divino. As madeiras mais usadas na sua confecção são das Árvores de Corniso, Bordôs e de Cerejeiras. Antes de ser usada, a madeira passa por um longo processo de secagem que dura de um a cinco anos.

Confecção da tradicional Boneca de Madeira Japonesa:

As bonecas de cada região são únicas, refletindo os motivos e as características da população local, histórias, plantas típicas e crenças. As Kokeshi se tornaram o brinquedo mais popular entre as meninas japonesas da época, devido ao baixo preço da madeira, as bonecas feitas deste material eram mais acessíveis do que as confeccionadas em porcelana.

A arte Kokeshi ganhou maior destaque durante o período Meiji, quando os melhores marceneiros começaram a ser premiados por seus meticulosos detalhes e habilidade criativa na fabricação dessas bonecas, hoje considerada uma das mais importantes Artes Tradicionais do Japão. As diversas técnicas artesanais usadas na criação das bonecas foram transpassando gerações e com o tempo os designs foram se tornando cada vez mais criativos e elaborados.

Origem do Nome:

A origem do nome “Kokeshi” é desconhecida, uma das hipóteses seria uma combinação das palavras “Ko” (pequeno) e “Keshi” (boneca de madeira), ou seja, “Pequena Boneca de Madeira”.

Neste Período, quando uma criança falecia sua Kokeshi era deixada no pequeno santuário dentro de casa como uma forma de representar e honrar a alma do pequeno que partiu, pois se acreditava que essas bonecas eram protetoras de seus espíritos. Segundo esta mesma crença, à medida que a criança crescia e atingia a maioridade, a chamada “alma infantil” era absorvida pela boneca guardiã, mantendo a partir de então apenas a “alma adulta”. O ritual de queima das bonecas assegurava que a alma fosse libertada e retornasse às Montanhas junto aos deuses. Ao longo dos séculos, muitos mitos e crenças surgiram em torno das tradicionais bonecas de madeira.

Kokeshi Contemporânea

Hoje, há uma grande variedade de Kokeshi que vão desde as mais tradicionais até as mais sofisticadas, além das contemporâneas “kimmidolls”, todas muito apreciadas, sendo algumas raras, cobiçadas por colecionadores do mundo todo. Essas bonecas são bastante usadas como peças decorativas, há também versões em chaveiros, materiais escolares e muitos outros itens.

Para ver mais modelos de Kokeshis: Clique aqui

2 comentários Adicione o seu

  1. muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *